Gerenciamento de incertezas: individualizar o atendimento
Cada indivíduo responde de modo distinto a incerteza, certo? Leia o comentário do Lila sobre esse tema
Anteriormente, falamos sobre o manejo emocional no gerenciamento de incertezas. Prosseguiremos no tema discutindo agora sobre a individualização do atendimento.
Ao invés de ocultar a incerteza, devemos buscar sempre ampliar a capacidade dos pacientes em tolerar a incerteza. É claro que para tanto o médico precisa evocar toda a sua sensibilidade e capacidade de individualizar o perfil do paciente deve ser aplicada nesta abordagem.
O processo de construção de confiança deve levar em conta oportunidades acionáveis que, se assumidas de forma deliberada podem promover uma melhor relação de confiança e mitigar a presença de incertezas. Sabemos que pacientes reconhecem e valorizam atitudes como:
- Dizer que perguntas são bem-vindas
- Mostrar resultados de exames explicando os mesmos
- Evitar atitudes e linguagem de julgamento
- Perguntas sobre o desejo dos pacientes (Dang et al., 2017).
Essas são práticas simples, que tendem a facilitar o engajamento do paciente no tratamento.
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