Promoção de um relacionamento curativo: Escuta acolhedora

Até que ponto somos capazes de entender o que o outro está falando? Leia o comentário do Lila sobre esse tema no âmbito da relação médico-paciente

Continuando a reflexão sobre a promoção de um relacionamento curativo, falaremos agora sobre o primeiro domínio: a escuta acolhedora.

Para oferecer um cuidado centrado no paciente, a construção de um relacionamento verdadeiro torna-se fundamental. Esta construção se dá ao longo do tempo através de uma escuta acolhedora e verdadeiramente atenta, que empaticamente considera a experiência subjetiva do paciente com o diagnóstico proporcionado pelo profissional de saúde.

Nesse sentido, é preciso reconhecer a forma particular como cada paciente em querer ser cuidado no tocante à passagem de informações, processo de tomada de decisão e esclarecimentos referentes ao autocuidado. É preciso evitar termos técnicos e gerar a percepção no paciente de que ele é conhecido não apenas pelo seu diagnóstico, mas sobretudo como pessoa. Soma-se ainda a família a esta delicada equação, pois ela pode ser importante para o processo curativo e não deve ser negligenciada pelo médico. 

Ao perceber uma escuta acolhedora é que o paciente vai descobrir que pode contar com o médico em momentos de crise ao longo da sua jornada.

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